Prefeitura de Tibau do Sul

TURISMO EM PRAIA DA PIPA: O QUE FAZER, COMO CHEGAR, QUANDO IR, ONDE COMER E SE HOSPEDAR CIDADE

A Praia da Pipa é um destino conhecido não somente no Brasil, mas em todo o mundo, e não é à toa. As belezas naturais do local se destacam, encantando a todos que visitam esse pequeno pedaço do paraíso. Localizada na cidade de Tibau do Sul, cerca de 90 quilômetros ao sul de Natal, é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte e do nordeste brasileiro.

A variedade de atrações é outro ponto de destaque, bem como as inúmeras possibilidades de passeios, hotéis, pousadas e restaurantes. Por conta disso, buscar pelo que fazer por aqui não é tarefa das mais complicadas, muito pelo contrário. De um mergulho na Praia do Amor a um passeio pelas falésias, do encontro com os golfinhos ao melhor da culinária local. De tudo um pouco você encontrará por aqui.

Pensando em fazer um roteiro ou comprar um pacote para a Praia da Pipa? Confira todas as alternativas para tornar essas as melhores férias de sua vida!


Como chegar à Praia da Pipa?

Ganhando cada vez mais destaque na mídia e nas redes sociais, a Praia da Pipa tem se tornado um destino dos sonhos para milhões de turistas. A praia em si está localizada na cidade de Tibau do Sul, um pequeno município com pouco mais de 15 mil habitantes. Sua localização no mapa é na porção central do estado do Rio Grande do Norte, estando a 90 quilômetros de Natal e 145 quilômetros de João Pessoa, na vizinha Paraíba. Assim, as melhores formas de se chegar aqui são por meio de avião, carro ou ônibus.

Avião

Sem dúvidas, o meio de transporte mais utilizado para se chegar à Praia da Pipa é o avião. Em grande parte, isso se dá pela local de embarque dos viajantes, que costumam ser do Sul e Sudeste brasileiro, ou até mesmo de outros países. Sendo assim, é bom saber que os aeroportos das duas capitais citadas mais acima são as principais escolhas.
Em ambos os casos será necessário pegar um carro ou transfer para chegar ao seu destino, o que você verá mais abaixo. Sendo assim, as melhores opções para chegar aqui são o Aeroporto Internacional de Natal, na capital potiguar, e o Aeroporto Presidente Castro Pinto, em João Pessoa.

Carro

Para chegar à Praia da Pipa com um carro — seja este próprio, alugado ou transfer —, você utilizará a BR-101. A estrada é a melhor forma de chegar ao seu destino, independentemente de estar vindo de Natal ou João Pessoa. Nas duas situações, porém, você deverá sair da rodovia na cidade de Goianinha e entrar na RN-003.
Deste ponto até o centro de Pipa são cerca de 25 quilômetros se optar pelo caminho mais rápido, com um atalho. Há também a possibilidade de seguir por completo pela RN-003, passando pela cidade de Tibau do Sul para conhecer seus encantos. De qualquer forma, você chegará ao seu destino quando entrar na Avenida João Paulo Pinto.

Ônibus

Outra possibilidade interessante para os turistas é se dirigir à Praia da Pipa por meio de um ônibus. Há algumas opções interessantes, que geralmente saem das rodoviárias de Natal e João Pessoa. Há, porém, a possibilidade de sair de Recife também. Em todos os casos eles seguem até Goianinha, onde você descerá e pegará uma van até seu destino.
As passagens de ônibus costumam custar entre 15 e 50 reais, dependendo da época, horário e dia da semana. Já a van até a praia em si apresenta valor médio de 11 reais, mas também suscetível a mudanças de tarifa de acordo com o horário. Outra opção é fazer esse último trajeto com táxi, mas o gasto pode chegar aos 70 reais.

O que fazer na Praia da Pipa?

Não há dúvida alguma que todos os que vem à Praia da Pipa estão de olho em suas lindas paisagens. Engana-se, porém, quem acredita que as únicas atrações do local são suas faixas de areia e mar azul. É possível encontrar entretenimento para todos os interesses por aqui, agradando dos mais aventurosos aos turistas gastronômicos. Sem dúvida, há alternativas para todos os gostos e bolsos em Pipa.

Conhecer as praias

Não é surpresa nenhuma que o grande destaque da Praia da Pipa são suas praias — sim, no plural. Ao contrário do que muitos pensam, a região não possui apenas uma, mas diversas opções para você se banhar em suas águas cristalinas. De alternativas mais turísticas a outras mais desertas, você poderá escolher o que mais se encaixa em sua vontade. Inclusive, uma dessas é premiada como uma das melhores praias do mundo, a Baía dos Golfinhos, eleita por votação do TripAdvisor, o Traveller’s Choice Awards. Sendo assim, as mais visitadas e quem não podem ficar de fora de seu roteiro são:

Praia do Amor
Baía dos Golfinhos
Praia do Madeiro
Praia do Centro

Curtir a natureza

Se seu sonho é visitar um pouco mais das paisagens naturais além das praias, Pipa é seu lugar. Além das magníficas faixas de areia, há alternativas interessantes para conhecer a vida selvagem local. Uma delas é o Santuário Ecológico de Pipa, um espaço que mistura incríveis trilhas com lazer para os que gostam de aventura.
Ao todo, são 14 caminhos possíveis para desbravar a área, com mirantes com vistas privilegiadas. Em meio a um pedaço ainda preservado da Mata Atlântica, é possível também fazer atividades como tirolesa e arvorismo. E, junto a tudo isso, há a possibilidade de encontrar animais como iguanas, macacos e inúmeros pássaros.

Passeio de Buggy

Outra maneira bastante interessante de conhecer a região é com o auxílio de uma das atrações mais clássicas da Praia da Pipa. Os buggys, pequenos carros offroad, são conhecidos por levar turistas a aventuras incríveis em meio às falésias e dunas que a o local tem a oferecer.
Um dos principais pontos do passeio é a descida do Chapadão, localizado na Praia do Amor. De cima, é possível parar em um mirante e ter uma vista deslumbrante das paisagens. Depois, basta descer seus 25 metros para sentir o vento no rosto e vivenciar, verdadeiramente, o Nordeste brasileiro.

Caminhada no centro

Se tem uma coisa que nenhum turista resiste é dar uma volta no centro da Praia da Pipa. Como é de costume em locais como esse, é aqui que está todo o agito da região, com grande parte dos hotéis e restaurantes. Mais do que isso, essa é uma ótima atividade para se realizar no período da noite, especialmente pela diversidade de opções.
Por aqui você encontrará, além dos empreendimentos citados acima, diversas lojas, com todos os produtos necessários durante uma viagem. Chinelos, itens de higiene, camisetas, e os presentes mais exclusivos. Isso sem contar, obviamente, sorveterias, cafés e outras possibilidades para o famoso lanche noturno.

Roteiro de barco

Com águas tão lindas e cristalinas, é praticamente impossível se contentar em ficar em terra firme. Dessa forma, é quase que obrigatório realizar ao menos um roteiro de barco durante sua estadia na Praia da Pipa. Ao longo do passeio, diversas são as emoções que você poderá vivenciar.
Do encontro com golfinhos ao mergulho em piscinas naturais, com tartarugas- marinhas e peixes coloridos. Este é o ponto alto da viagem de muitos turistas, principalmente pelo espaço único e seguro que é oferecido. Para isso, basta procurar por agências de passeios ou conversar em seu próprio hotel para encontrar lanchas ou escunas que o levem.

Aproveitar os eventos locais

Por conta de seu grande potencial turístico, a Praia da Pipa recebe hoje inúmeros eventos ao longo do ano. Sabendo disso, por que não aproveitar e se jogar nessa diversão em meio ao paraíso? De festas privadas às celebrações que ocorrem na própria vila, há alternativas para todos os gostos.
Se quiser ter certeza de pegar uma dessas comemorações, agende sua viagem para uma data importante. Feriados como o Ano Novo e o Carnaval são muito festejados na região, mas não ganham do São João. Evento mais importante da cultura nordestina, essa é uma festa que encanta os visitantes que chegam ao destino no fim de junho.

Onde ficar na Praia da Pipa?

Agora que sabe como chegar e o que fazer na Praia da Pipa, chega o momento de focar na acomodação. A boa notícia é que há uma boa oferta de resorts, hotéis e pousadas na região, não sendo difícil escolher por um. A faixa de preço também é bastante ampla, havendo alternativas para os mais diversos orçamentos. Com isso em mente, confira abaixo os principais bairros para buscar por hospedagem.

Praia do Centro

Como dito mais acima, a Praia do Centro é onde se encontra a maioria das opções de acomodação na Praia da Pipa. Por aqui, será possível encontrar pequenas pousadas e grandes hotéis, cabendo a você escolher o que melhor se encaixa em seu roteiro. A maior facilidade dessa região está em sua localização, tendo tudo por perto.
A praia em si é a mais turística do local, sendo também a mais frequentada, estando sempre cheia. Além disso, é fácil buscar por opções de gastronomia nos arredores do hotel. De refeições completas a bares, passando por lanchonetes, pastelarias e sorveterias, tudo está a seu alcance.

Praia do Amor

Outro ponto interessante para buscar por um hotel é a Praia do Amor, a preferida de inúmeros viajantes. Aqui, há também a facilidade de locomoção, já que ela se encontra bastante próxima ao centro. A pé, é possível fazer o trajeto em cerca de 10 minutos, sendo simples visitar a vila.
Mais do que isso, a faixa de areia da região é outra atração, sendo mais afastada, mas ainda movimentada. Para quem procura por algo mais calmo que a opção acima, essa é uma oportunidade. Ainda assim, é bom destacar que na alta temporada todas as praias tendem a se encher de banhistas.

Praia do Madeiro

Se seu desejo é fazer um retiro, ficando mais distante de qualquer movimentação turística, a Praia do Madeiro pode ser a solução ideal. O local está a 4 quilômetros do centro, estando então mais afastado da agitação. Suas características, porém, são um pouco diferentes das outras alternativas.
Em geral, os hotéis e pousadas apresentam maior contato com a natureza, alguns inclusive com acesso direto à praia. Há a possibilidade de procurar por grandes resorts, mas existem também os hotéis mais simples. Ainda assim, os preços costumam ser um pouco mais altos que os vistos na Praia da Pipa em si.

Tibau do Sul

Por fim, é bom pontuar que uma alternativa interessante, mas menos escolhida, é se hospedar na cidade de Tibau do Sul. São cerca de 9 quilômetros entre esta e o centro de Pipa, percurso que pode ser feito pela RN-003 em pouco mais de 15 minutos. O município ainda conta com o ar de vila de pescadores, o que encanta os visitantes.
As paisagens são igualmente lindas e os passeios podem ser feitos da mesma forma, sendo necessário apenas agendá-los. Os valores não se diferem muito dos cobrados na Praia da Pipa em si. Ainda assim, é uma oportunidade interessante para os amantes de água doce, já que o município é banhado pela Lagoa Guaraíras.

Onde comer na Praia da Pipa?

Não é possível falar de qualquer local do Nordeste brasileiro sem citar a culinária, e não é diferente na Praia da Pipa. Assim como a rede hoteleira, a variedade gastronômica é bastante diversificada, agradando a todos os paladares. Mais do que isso, todos os perfis de viajantes podem ser atendidos, com alternativas de valores dos mais acessíveis aos mais exclusivos.

Praia do Centro

Novamente, a Praia do Centro se apresenta como o principal destino para encontrar o que comer na Praia da Pipa. A oferta é extensa e pode ser encontrada com muita facilidade. Na faixa de areia, quiosques, barracas e vendedores ambulantes te oferecerão as mais incríveis delícias locais.
Ao entrar na vila, você encontrará alternativas das mais diversas, que podem atender perfeitamente aos seus desejos. Lindos restaurantes com pratos exclusivos dividem espaço com pequenas lanchonetes e barracas de doces. Da entrada à sobremesa, opção não faltará por aqui.

Avenida dos Golfinhos

Se não quiser entrar no centro para buscar por onde comer, é possível contar com a principal via da região. A Avenida Baía dos Golfinhos se inicia na praia de mesmo nome, tendo seu fim próximo à Praia das Minas, depois do Chapadão. Assim, é uma opção interessante para encontrar bons restaurantes.
Por aqui você encontrará de cantinas italianas a frutos do mar, de yakissoba a pizzarias, de sorveterias a lindos bares. Uma dica importante, entretanto, é que os estabelecimentos na avenida costumam abrir no fim da tarde. Assim, parar lanches antes desse horário, o ideal é se dirigir ao centro.

Quando ir à Praia da Pipa?

Uma dúvida bastante recorrente entre as pessoas que desejam visitar a Praia da Pipa diz respeito ao período mais indicado. A boa notícia é que a as temperaturas costumam ser altas durante o ano todo, sendo simples curtir as praias sem se
preocupar com o tempo fechado. Mesmo no inverno, é comum as máximas ficarem próximas dos 30°C, enquanto as mínimas dificilmente ficam abaixo dos 20°C. Um ponto interessante a se analisar, entretanto, é a época de chuvas na região, que costuma ser entre abril e julho. Durante esses meses, a temperatura continuará alta, mas você poderá perder alguns passeios por conta do clima. De qualquer maneira, porém, o destino é perfeito em qualquer época do ano, já que seus principais atrativos independem da condição meteorológica.

Por que passar suas férias na Praia da Pipa?

A grande maioria dos brasileiros tem no Nordeste um destino dos sonhos, especialmente pelas praias, clima e receptividade do povo. Dentre tantas alternativas, a Praia da Pipa oferece tudo isso e muito mais, com atrações para todos os gostos, bolsos idades e perfis. Da natureza ao turismo gastronômico, da aventura a relaxar no sol. Aqui você pode aproveitar suas férias da forma como desejar.
A estrutura local se expandiu muito, em especial nos últimos anos, se tornando então um destino perfeito para qualquer viajante. A rede hoteleira é completa, bem como as opções de culinária e passeios. Com isso, é simples entender que passar alguns dias em Pipa pode te transformar em uma nova pessoa.
Ficou interessado em conhecer a Praia da Pipa e todos os seus encantos? Aproveite as informações descritas acima e comece a planejar essa viagem que, com certeza, será inesquecível.

X